STRETCHING CHILDREN´S LANGUAGE – 3

COMO AUMENTAR O VOCABULÁRIO DAS CRIANÇAS 3

Caros responsáveis:

Continuamos com o tema sobre a linguagem infantil e o encantamento que pais e mães têm ao ouvir as primeiras palavrinhas dos filhos, desde o momento mágico em que começam a falar as primeiras palavras (seja em qual língua for), até perceber quão rapidamente eles passam da primeira palavra a dezenas de outras e, em seguida, a frases completas, o que sempre provoca admiração e alegria naqueles que convivem com elas.

Como prometemos, estamos publicando, ao longo dos meses, dez dicas sobre o processo de aquisição da linguagem de seus filhos. Na publicação anterior, vocês viram as dicas 3 e 4. Seguem mais duas dicas bem interessantes para colocarem em prática.

Boa leitura!

DICAS PARA OS PAIS

  1. Mistérios captam a atenção das crianças. Decore uma bolsa grande como uma “Sacola de Surpresas”. Encha a sacola com itens comuns (giz de cera, blocos, tesouras etc.). Alternadamente, peça a cada um de seus filhos que tire um objeto da sacola, identifique-o e diga para que serve. Algumas crianças darão respostas extensas: “É um telefone. Quando ele toca, você pega esta parte e diz “Alô”. Ajude a criança que dá uma resposta limitada. Se a criança disser: “Telefone, toca”, responda: “Sim, Carol, é um telefone e toca. O que você faz quando toca?”
  2. Quando a linguagem de uma criança consiste em apontar, respeite esta forma de comunicação. Repita o que ele ou ela apontou em palavras. Por exemplo, se um de seus filhos apontou para o computador em resposta à sua pergunta: “Com o que você quer brincar?” diga: “Você quer brincar com o computador?” À medida que a criança se sentir confortável em sua companhia, incentive-a a dizer uma ou duas palavras.

 

STRETCHING CHILDREN´S LANGUAGE – 3

TIPS FOR PARENTS

  1. Mysteries capture children´s attention. Decorate a large bag as a “Mystery Bag”. Fill the bag with common itens (crayons, blocks, scissors, etc.) In turn, have each of your children take na item out of the bag, identify it, and tell what it´s used for. Some children will give extended answers: “It´s a telefone. When it rings, you pick up this part and say “Hello”. Help the child who gives a limited answer. If the child says, “Telephone, rings, respond, “Yes, Carol, it´s a telefone and it rings. What do you do When it rings?”
  2. When a child´s language consists of pointing, honor this form of communication. Restate his or her pointing into words. For instance, if one of your children has pointed to the computer in response to your question, “What do you want to play with?” say, “Do you want to play with the computer?” As the child becomes confortable in your company, encourage him or her to say one or two words.

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