Assim como os adultos, as crianças tiveram que se adaptar a um novo mundo. A principal medida contra o coronavírus é o isolamento social, e de repente, surgiu uma nova rotina para elas.  Todas essas mudanças estressantes podem gerar diversos impactos nos pequenos.

A escola é uma importante rede apoio para as crianças, e com a pandemia, elas se viram afastadas desse local de ensino, socialização e, muitas vezes, símbolo de afeto e cuidado, não podendo mais ter contato direto com professores e amigos.

Alguns tiveram a possibilidade de continuar o ano letivo por meio de plataformas virtuais, outros tiveram que interromper totalmente as aulas. Todas essas experiências exigem da criança uma adaptação e compreensão da mudança da rotina.

Levando em consideração a importância do ambiente escolar, é de se esperar que mudanças no funcionamento dessa estrutura possam gerar estresse e ansiedade.

Retomar a rotina escolar durante a pandemia requer muito mais do que cuidados sanitários. A reprodução de restrições de contato social dentro do ambiente escolar pode acarretar impactos no estado emocional dos alunos, que é considerado um dos motores da aprendizagem.

A Learning Fun se preparou para receber os seus pequenos com segurança. Além de seguir todas as medidas e protocolos da Organização Mundial da saúde, estamos também atentos ao emocional da criança.

 

 Preservação da rotina

 

É muito importante que a família mantenha ao máximo a rotina das crianças, neste período explique a importância de voltar para sala de aula, mesmo que a pandemia ainda não tenha terminado. Converse com seu filho, procure tranquilizá-lo.

Envolva seu filho em todos os processos, na organização do lanche, mochila e do uniforme para o dia do início ou seguinte, mostrando grande interesse e entusiasmo por esse momento.

Ter uma rotina deixará seu filho mais confortável. Participar destas atividades junto com os pais faz com que a criança se sinta mais segura. Aproveite esse momento para reforçar a higiene em relação a pandemia.

 

Transforme a “hora da despedida ”

A despedida faz parte do processo de adaptação na educação infantil, os pais devem entender que é normal a criança chorar. Por isso, é fundamental que eles se despeçam com tranquilidade e com muito carinho.

Evite aquela famosa frase “eu já volto para te buscar “na despedida, isso gera expectativas que podem ser diferentes do itinerário real.

Deixe bem claro para criança que ela não está sendo deixada, mas sim que, ela está ali para viver novas experiências como: brincadeiras, aulas de pintura, aprender um novo idioma, fazer novos amiguinhos e ETC.

Mostrar confiança na escola e em seus educadores é crucial. Se a criança perceber que os pais também estão inseguros, isso poderá aumentar a sensação de abandono e desespero, o que pode prejudicar muito a relação dela com a escola.

 

Demostre interesse no final do dia

Se mostrar interessado nas informações deste novo ambiente demostra segurança para a criança. Converse na saída, faça perguntas variadas. “Como foi a escola hoje“?

Puxe conversa com seu pequeno sem forçá-lo a responder, deixe-o confortável para detalhar a experiência, boa ou ruim. Se ele fizer algum comentário negativo sobre as mudanças devido a pandemia, procure orientá-lo e tranquilizá-lo a respeito.  Se você não conseguir ou achar que não é apta para tal ação, procure orientação pedagógica na escola.

Tente não se atrasar para buscá-lo nas primeiras semanas de adaptação.

 

Desejamos um excelente retorno!

Sejam todos muito bem vindos a Learning FUN.

Conosco o seu bem mais precioso está em boas mãos!

Mayara Prado – Franqueada Curitiba

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Powered by